sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Power Trios

Quem disse que uma banda de rock precisa ter necessariamente 4 integrantes (bateria, baixo, guitarra e vocal) pois, há bandas que quebraram este modo padrão de uma banda, ou seja, nela são compostas apenas 3 pessoas (bateria, baixo, guitarra e vocal) neste caso o vocalista pode ser ao mesmo tempo guitarrista ou baixista. Essas são chamadas "POWER TRIOS".
Um power trio é um formato de banda de rock popularizado na década de 1960.

Vou citar algumas lendas do rock e coisas mais recentes que vem se destacando muito nesta nova leva de sons.



Jimi Hendrix Experience



The Jimi Hendrix Experience foi uma famosa banda Britânica/Americana de Rock Psicodélico e Blues Rock de grande influência, apesar da curta carreira, que teve como líder o músico Jimi Hendrix.

Foi por esta banda que Jimi Hendrix gravou a maior parte das suas mais famosas músicas como “Purple Haze”, “Foxy Lady”, “Fire”, “Hey Joe”, “Voodoo Child (Slight Return)”, “All Along the Watchtower” e “Spanish Castle Magic”.

Embora Jimi Hendrix tenha sido o líder da banda, os outros dois integrantes (o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell) foram também dois importantes músicos vitais para a banda. (Fonte:Lastfm.com)






Rush


Rush é uma banda canadense de rock progressivo formada pelo baixista, teclista e vocalista Geddy Lee, pelo guitarrista Alex Lifeson e pelo baterista e letrista Neil Peart. A banda foi formada no fim da década de 1960 em Sarnia, Ontário, Canadá, por Lifeson, Lee e John Rutsey.
Mudaram-se para Toronto para desenvolver a carreira da banda e começaram tocando canções de outras bandas em bares. Logo em 1974, duas semanas antes do início da primeira tour, Peart assumiu a bateria no lugar de Rutsey, completando assim, a formação atual da banda. (Fonte:Lastfm.com)




Motorhead

Motörhead é uma banda de rock ‘n’ roll que, por seu peso e velocidade, influênciou muitas bandas de heavy metal, especialmente de thrash metal, punk rock e hardcore. Foi formada em 1975 formada na Grã-Bretanha pelo vocalista e baixista Lemmy Kilmister. (Fonte:Lastfm.com)



Nirvana

Nirvana foi uma banda de grunge fundada no ano de 1987 em Aberdeen, Estados Unidos, cidade vizinha a Seattle, que fazia parte do circuito underground, juntamente à cena de Portland.

Sua música foi inspirada no Punk Rock e no Rock Alternativo e foi chamada “Grunge” pela imprensa e meios de comunicação da época (termo que todas as bandas da época rejeitavam). O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder, Kurt Cobain. (Fonte:Lastfm.com)



Rinoceronte


A Rinoceronte é um "rockpowertrio" criado em novembro de 2007, em Santa Maria/RS, formado por Paulo Noronha – voz e guitarra, Vinicius Brum – baixo e voz e Luiz Henrique (Alemão) na bateria, todos já há longo tempo na estrada e com várias passagens conjuntas por outras bandas. Com um som vigoroso, letras em português e performances quentes e
coesas, a banda vem conquistando seu espaço, participando de alguns dos principais festivais nacionais de música independente, como Goiânia Noise (GO), Calango (MT), Bananada (GO), Demosul (PR), Macondo Circus (RS), Grito Rock (RS) (SC), Gig Rock (RS)e Morrostock (RS).
Fonte: rinoceronterock.blogspot.com



Muse

Muse é uma banda britânica de alternative rock (de Teignmouth, UK). Os membros são Matthew Bellamy (vocal, guitarra, piano - filho de George Bellamy, do The Tornados), Christopher Wolstenholme (baixo) e Dominic Howard (bateria).

A banda lançou cinco álbuns de estúdio. O primeiro foi Showbiz, de 1999, seguido de Origin of Simmetry em 2001, Absolution em 2003, Black Holes and Relevations em 2006 e o mais recente, The resistance no final de 2009. (Fonte:Lastfm.com)



Wolfmother

Wolfmother é uma banda australiana de hard rock formada em Erskineville, subúrbio de Sydney, em 2000. Consiste, atualmente, em - Andrew Stockdale (guitarra e vocais), Ian Peres (baixo, teclado e vocal de apoio), Aidan Nemeth (guitarra base) e Will Rockwell-Scott (bateria).

Segundo Andrew Stockdale, a banda é fruto de vários anos de “jams” no anonimato. A formação original consistia de Andrew Stockdale, Chris Ross (baixo e teclado) e Myles Heskett (bateria). A banda só viria a público por volta de 2003, lançando pouco depois o seu EP homônimo Wolfmother EP. (Fonte:Lastfm.com)



2 comentários:

Sabrina Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina Andrade disse...

Oi Everton (:
Gostei muito do post, principalmente por conter três das minhas bandas preferidas que é Rush, Jimi e Motörhead \õ/
Parabéns e Sucesso.
**:

http://saahandradee.blogspot.com/